28 giugno 2008

Brasile, radio digitale entro il 2008?

Il ministro delle comunicazioni brasiliano, Hélio Costa, vuole lanciare la radio digitale in band, possibilmente ainda este ano, già in questo 2008. Le sperimentazioni, ha affermato il ministro, sono praticamente già concluse. Il Brasile aveva manifestato interesse nei confronti di HD Radio e DRM e infatti Globo parla di operazioni in FM e onde corte (sono pochissime le stazioni in onde corte ancora attive).

Hélio Costa diz que implantação da rádio digital deve ocorrer em 2008

Plantão | Publicada em 25/06/2008
Mônica Tavares - O Globo

BRASÍLIA - O Brasil deverá contar com o rádio digital ainda este ano. A expectativa é do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em entrevista na manhã desta terça-feira, ao programa "Bom dia, ministro", da Empresa Brasileira de Comunicação, ele disse que os testes do rádio digital estão praticamente concluídos. Segundo Costa, os testes da rádio digital foram acompanhados por várias entidades, entre elas o próprio Ministério, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

- No máximo em dois meses levo ao presidente da República os resultados. Vamos ter o rádio digital ainda este ano - afirmou.

O ministro explicou que o padrão de rádio digital brasileiro deverá possibilitar a operação das rádios FM e de ondas curtas e principalmente poderem operar na mesma faixa de freqüência, sem necessidade de um canal adicional. Para isso, o governo deverá fazer uma espécie de chamamento para que os padrões americano, coreano, chinês e europeu façam as propostas.

- Vamos decidir pelas exigências, pelas especificações - disse Hélio Costa.

Nessun commento: