05 luglio 2008

Lula, più radio per chi lavora l'acciaio, le università e le associazioni

Quel bravo figlio del presidente Lula, riferiscono i giornali brasiliani tra cui la Gazeta do Povo, ha promesso al potente sindacato metallurgico della regione ABC - così viene designato il triangolo industriale dello stato di Sao Paulo, dal nome delle tre città di Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C), quando il triangolo non diventa un quadrilatero con l'aggiunta della D di Diadema - una licenza per la creazione di una propria stazione radio. Lula ha anche affermato che dovrebbe essere molto più facile aprire stazioni per le università e le associazioni. A proposito di radio comunitarie Lula ha precisato di aver parlato con il capo del regolatore Anatel e con il ministro delle comunicazioni per "democratizzare" il processo di creazione di radio comunitarie, aggiungendo però che «democratizzare significa innanzitutto separare il grano dal loglio, perché esistono stazioni che non hanno nulla di comunitario, né vista da destra, né da sinistra.»

Lula promete concessão de rádio para sindicato de metalúrgicos

04/07/2008 Agência Estado

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC deverá obter concessão de uma rádio que transmitirá para as cidades da região do ABC e Mogi das Cruzes em 90 dias. A previsão é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita durante entrevista ao programa "ABCD Maior Em Revista", que vai ao ar neste sábado (5), às 20 horas, pelo canal GNT (48 UHF), e também por uma rede local no ABC, a TV Mais (8 da NET). Há possibilidade de haver concessões também para universidades.
"Essa rádio de São Bernardo é uma agonia porque acabei de falar com o ministro por telefone e ele disse que está resolvido o problema. É que entre assinar a portaria e fazer a concessão e acontecer de verdade leva, pelo menos, uns 90 dias. Precisamos fazer uma discussão, que penso estar concluída nos próximos 45 dias, com o ministro das Comunicações para que a gente possa tirar todos os obstáculos que temos hoje, que dificultam criar tanto uma rádio popular como fazer concessão de um canal de televisão para um sindicato ou para uma universidade, que acho extremamente importante", disse Lula.
A concessão da rádio dos metalúrgicos do ABC, explica o diretor-geral do programa "ABCD Maior", Celso Horta, é em nome da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, cujo maior mantenedor é o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade que Lula já presidiu. O pedido de concessão é antigo. Tem mais de duas décadas e o próprio Lula, quando era deputado federal, esteve à frente de movimento que reivindicava a democratização do acesso aos meios de comunicação de massa. Na época, o então parlamentar se reuniu com o ministro das Comunicações , Antonio Carlos Magalhães, para fazer o pedido de concessão. Mas não houve resultado positivo.
Na Presidência da República há quase sete anos, Lula agora fará avançar novas concessões de rádio e televisão, mas estariam de fora alguns pedidos de rádios comunitárias. Várias reuniões sobre o tema já foram feitas com os Ministérios da Comunicação e da Casa Civil e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
"Nós fizemos uma reunião que envolveu a Anatel, o ministro das Comunicações, Casa Civil e resolvemos criar todas as condições para democratizar as rádios comunitárias no Brasil. Agora, democratizar significa separar o joio do trigo. Porque tem muito pedido de rádio comunitária que não tem nada de comunitária. Nem pela esquerda, nem pela direita", reconheceu o presidente.
"Tem muita gente que tenta se aproveitar de um instrumento que é extraordinário para que a gente possa democratizar as informações no Brasil e os meios de comunicação. Quando nós decidimos fazer a TV Pública, não foi uma coisa fácil Foi extremamente complicado porque você encontra muita barreira da burocracia interna, da legislação e depois a barreira política. Mas estou convencido que nós avançamos e que é possível avançar muito mais", disse.
No programa, Lula admitiu que a inflação é uma grande preocupação atual, mas que mesmo assim consegue dormir sossegado "Ainda não tira o sono, mas é uma preocupação muito grande. Nós temos hoje uma inflação sui generis, decorrente da alta dos alimentos no mundo inteiro. No caso do Brasil, tenho dito que não podemos ver isso como um problema, mas como uma solução. É um desafio para o Brasil." Sobre as eleições, Lula prometeu subir no palanque de candidatos do PT em todas as cidades em que os adversários forem do PSDB e DEM.

1 commento:

Anonimo ha detto...

Já se passava da hora dessa concessão de Rádio acontecer! A Fundação tem a concessão do Canal 46 - Educativo, em Mogi das Cruzes e está pleiteando, agora, o canal de rádio, cujo processo encontra-se em trâmite. Tudo vai depender das atividades e celeridade que o Ministério das Comunicações haverá de dar ao pedido.