09 settembre 2008

Radio Tube, social network delle stazioni comunitarie

Portal Amazonia, sito informativo di Rede Globo sulla remota e scarsamente accessibile regione brasiliana, racconta di un progetto che mescola contenuti radiofonici e multimediali promossa da una Ong di Rio de Janeiro, ll Centro de Imprensa, Assessoria e Radio. CRIAR, specializzata in progetti per radio comunitarie, ha appena lanciato un social network espressamente dedicato ai giornalisti e locutores delle piccole stazioni periferiche: uno spazio attraverso cui co-produrre e scambiarsi programmi e iniziative focalizzate sulla partecipazione e la cittadinanza. Misto di Orkut (comunità online oggi controllata da Google ma da sempre dominata da iscritti brasiliani) e YouTube, Radio Tube sta registrando un buon successo fin dai suoi primi giorni di attività, con già oltre trecento giornalisti e operatori radiofonici iscritti.
Simpatica la storia, raccontata da Portal Amazonia, di Daniel Almeida, giovane corrispondente di Radio Educação de Coari. Tanto per darvi un'idea, per recarsi a seguire i corsi di formazione di CRIAR a Rio, Daniel ha dovuto sorbirsi le 18 ore di barca necessarie per raggiungere Manaus, la capitale dell'Amazzonia e da lì volare verso sud.

Radio Tube une internet e rádio
06 de setembro de 2008.

RIO - Uma iniciativa pioneira no mundo do rádio promete revolucionar a construção coletiva do conhecimento, em especial entre comunicadores populares ligados à radiodifusão. Trata-se do Radio Tube – Rede de Cidadania, a mais nova comunidade de relacionamentos da internet, que entrou no ar recentemente.
O novo espaço é uma mistura de Orkut com YouTube, permitindo a construção de uma página pessoal, além de fazer downloads e uploads de produções de áudio e texto, como entrevistas, spots, músicas e radionovelas. O projeto é desenvolvido pela ONG Criar Brasil - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - e conta com o apoio da Petrobras.
A comunidade, que vai ter em uma segunda fase recursos como chat, vídeos e fotos, está baseada no princípio do copyleft, o que permite uso livre dos
materiais com o crédito da fonte, exceto quando para fins comerciais. O
projeto também treina jovens de todo o país para o uso da nova ferramenta.

Coari

Um dos jovens treinados pela ONG, Daniel Almeida, 24, mora em Coari. Para fazer o treinamento no Rio de Janeiro foram 18 horas dentro de um barco fazendo a travessia até chegar a Manaus. Ele trabalha na Rádio Educação de Coari, uma emissora comercial.
"O meu trabalho está voltado para a informação. Procuro gerar notícias que valorizem os Caboclos Ribeirinhos da Amazônia, sua Identidade, histórias - mitos e lendas, com Indicadores de sustentabilidade", explica o jovem, acrescentando que "o desafio é mostrar os costumes e os valores dos povos da Amazônia em um meio radiofônico que não possui a mesma cultura porque durante décadas foi tocado apenas por pessoas de fora", declarou.
A idéia do RadioTube surgiu de pesquisa do Criar Brasil junto a emissoras de rádio comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte em diferentes estados, onde foi constatado que 98% delas estavam dispostas a veicular produções de outras emissoras. Desses radialistas, 92% acessam a internet mais de duas vezes por semana e 71% têm condições técnicas para receber materiais por meio da rede.
"Percebemos aí uma oportunidade de aproveitar a onda das redes colaborativas para democratizar o conhecimento e estimular o debate de temas relevantes, como a cidadania. Há 14 anos o Criar produz material radiofônico e capacita comunicadores populares. Agora, vamos atuar como moderadores dessa rede estimulando a troca de produções", explica Rosangela Fernandes, coordenadora do projeto.


Nessun commento: