29 ottobre 2009

Radio comunitarie, uno speciale della rivista EPTIC

La rivista online EPTIC (Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação), pubblicata in spagno e portoghese, pubblica uno speciale sulla radio comunitaria sul suo numero di settembre-dicembre 2009. Ecco l'indice degli articoli con i link ai relativi PDF. Il sito della rivista è raggiungibile qui.

Nova edição da Revista Eptic debate Rádios Comunitárias

O terceiro número da Revista Eptic On Line do ano de 2009 traz um dossiê especial sobre as rádios livres e comunitárias a partir de análises de experiências brasileiras, latino-americanas, francesas e uma africana. Os estudos foram realizados por experientes pesquisadores brasileiros na temática e contou com a participação especial de um grupo de estudiosos franceses que tem se dedicado ao assunto nos últimos anos.
O objetivo da nova edição da Revista Eptic On Line é contribuir para o debate sobre as rádios livres e comunitárias, ou associativas como são denominadas na França, por meio de análises que mostram a importância desses meios para a democracia, além estudá-las a partir das relações de poder em que estão inseridas. No Brasil, a edição que antecede a realização da primeira Conferência Nacional de Comunicação, espera dar sua contribuição e colocar novos elementos para o debate da temática.
Nesse sentido, o número atual conta também com uma entrevista com Raquel Paiva, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e fundadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), sobre o papel das rádios comunitárias enquanto espaços contra-hegemônicos.
Além disso, a Revista dispõe de três relatos de pesquisa que tratam, de maneira geral, sobre o impacto do desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação na sociedade, e de uma resenha do livro “Rádios comunitárias no Brasil e na França: desafios da esfera pública contemporânea”, de autoria da professora Sayonara Leal, que será lançado ainda esse ano.
Clique aqui e confira o conteúdo completo da última edição.

Especial Rádio Comunitária, política e cultura: reflexões teóricas e desafios metodológicos

El oyente comprometido: teorías y preceptos fundadores de las radios participativas en América Latina.
Isabel Guglielmone

Rádios Livres e Comunitárias, Legislação e Educomunicação.
Cicília M.Krohling Peruzzo

Diversidade cultural, cidadania e esfera pública: um olhar sobre as rádios comunitárias no Brasil
Sayonara Leal

Diversité culturelle, interculturalité et radios associatives en France, l’exemple Bordelais.
Jean-Jacques Cheval;
Sheila Vanessa Sevilla Zeballos

La stratification générationnelles de la radio en France.
Hervé Glevare
Michel Pinet

La radiodiffusion a Madagascar et son cadre reglementaire: les cas de la «RNM» Et des stations locales privees
Solange Razafimbelo-Bruyeron

Nessun commento: